Programação celebra aniversários do Parque da Luz e Pinacoteca em SP
Publicado em 16/11/2025
Incrustrados no centro da capital paulista, no caminho que antigamente levava à região da Serra da Mantiqueira, o Parque Jardim da Luz e a Pinacoteca de São Paulo chegam, respectivamente, aos 200 e aos 120 anos neste mês.
Incrustrados no centro da capital paulista, no caminho que antigamente levava à região da Serra da Mantiqueira, o Parque Jardim da Luz e a Pinacoteca de São Paulo chegam, respectivamente, aos 200 e aos 120 anos neste mês. Neste fim de semana, uma programação especial celebra esses aniversários, com portas abertas para a população.
A área em que os dois equipamentos culturais estão, contínua à Estação da Luz, é um polo paulistano de cultura e educação, contando ainda com o Museu da Língua Portuguesa, a SP Escola de Dança e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim.
Notícias relacionadas:Exposição em SP propõe diálogos sobre gênero, sexualidade e natureza.Sincretismo de Cosme e Damião é tema de exposição em São Paulo.Museu da Língua Portuguesa abre hoje exposição sobre o funk .Neste domingo, a Pinacoteca estará com todas as exposições abertas, com a entrada gratuita nos três prédios.
Já o Parque Jardim da Luz teve uma extensa programação no fim de semana. No sábado, houve apresentações musicais de Bicho de Pé e do Baile do Simoninha, no Palco Casa do Chá. Neste domingo, as apresentações musicais serão da Bachiana Filarmônica do SESI-SP, com o maestro João Carlos Martins, às 13h, e de Luiza Lian e Bixiga 70, às 16h.
Parque Jardim da LuzO Parque Jardim da Luz inicialmente foi um horto imperial, fundado em 19 de novembro de 1798. Aberto ao público em 1925, tem um conjunto de coretos e pequenas alamedas, centenas de árvores de grande porte e um público eclético, atraindo turistas, interessados em arte e famílias da região, muitas delas com origem estrangeira, como bolivianos e coreanos.
Há também espaço para crianças e para pets, além da proximidade com ruas de comércio popular da região, como a José Paulino, que vende tecidos e vestidos.
PinacotecaHoje um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a Pinacoteca foi fundada em 15 de novembro de 1905. Seu prédio foi projetado inicialmente como sede do Liceu de Artes e Ofícios paulista. Inacabada, a edificação se tornou Pinacoteca há 120 anos, recebendo parte do acervo do Museu Paulista.
Desalojada em 1930, quando o prédio foi cedido a um batalhão vindo do Paraná, sob o governo de Getúlio Vargas, também serviu de base de um dos pelotões formados durante a guerra civil em 1932, especialmente por ser a maior edificação próxima da Estação da Luz.
Seu acervo foi, então, dispersado entre órgãos públicos e culturais até 1947, quando voltou à Avenida Tiradentes, onde permanece até hoje. Especializado em arte moderna e contemporânea, o equipamento cultural tem presença cativa na programação da cidade, com exposições temporárias e permanentes e papel central na pesquisa e preservação da arte.
