Polícia Militar desarticula evento promovido por facção criminosa em Alta Floresta
Publicado em 13/10/2025 por Rádio Nova FM
Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na detenção de várias pessoas ligadas à facção criminosa Comando Vermelho (CV), na tarde deste domingo (12), durante uma ação realizada em uma praça pública do bairro Vila Nova, em Alta Floresta. O grupo promovia um evento de cunho social alusivo ao Dia das Crianças, mas, segundo a PM, o objetivo era consolidar domínio territorial e promover a facção na região norte do estado.
De acordo com informações do 9º Comando Regional e 8º Batalhão da Polícia Militar, o setor de inteligência identificou que o evento vinha sendo divulgado como uma ação social com distribuição de brinquedos, doces, refrigerantes e lanches infantis, porém sem autorização do poder público. Além disso, o evento apresentava ostentação simbólica da facção criminosa, com a finalidade de autopromoção e aliciamento social.
Após monitoramento e confirmação das informações, as equipes da Força Tática, do 8º BPM e do 9º CR se deslocaram até o local, onde encontraram estruturas recreativas como pula-pula, escorregador infantil e barracas para distribuição de alimentos e brinquedos.
Durante as abordagens, foram identificados diversos suspeitos com ligação direta ao Comando Vermelho, incluindo lideranças locais. Entre os detidos, está uma mulher de 31 anos, apontada como organizadora operacional do evento e integrante ativa da facção. Ela estava acompanhada de outra mulher, de 20 anos, e de seu esposo, de 24 anos, que também foi detido.
Segundo a PM, o trio foi abordado em um veículo Honda Civic, de cor branca, nas proximidades da praça. Dentro do carro, os policiais localizaram kits de brinquedos e doces, que seriam utilizados na continuidade do evento.
O levantamento feito pelo setor de inteligência apontou que nenhuma origem lícita dos recursos utilizados para custear o evento foi comprovada, sendo o dinheiro supostamente proveniente do tráfico de drogas. As ações, conforme o relatório, tinham caráter de propaganda criminosa e fortalecimento territorial da facção.
Ao todo, foram detidos vários suspeitos reincidentes, todos com registros criminais por tráfico, associação criminosa e outros delitos. Eles confessaram envolvimento na organização e execução do evento.
Os detidos e o material apreendido incluindo brinquedos, alimentos, estruturas, aparelhos celulares e o veículo, foram encaminhados à Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil de Alta Floresta, para as providências legais cabíveis.
A Polícia Militar informou que não houve registro de lesões corporais durante a operação.
