Operação integrada apreende cerca de 500 kg de cocaína em pista clandestina no Pará; piloto é preso em Sinop
Publicado em 17/01/2026 por Rádio Nova FM
Uma operação integrada das forças de segurança resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilos de cocaína na manhã de sexta-feira (16/01), em uma pista de pouso clandestina localizada na zona rural do município de Itaituba, no estado do Pará. A ação faz parte da Operação Tolerância Zero, voltada ao combate ao tráfico de drogas.
A ocorrência foi registrada por volta das 6h30 e envolveu policiais militares do 9º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, com atuação do 8º Batalhão de Alta Floresta, em ação conjunta com o Gefron/MT, Ciopaer/MT e a Polícia Federal.
De acordo com informações da PM, a operação teve início após o recebimento de denúncia anônima, que indicava a existência de entorpecentes escondidos em uma área de mata, nas proximidades de uma pista utilizada para o recebimento de drogas por meio de aeronaves. Após análise e confirmação das informações, foi montado um planejamento operacional com apoio aéreo, culminando na localização da droga.
Durante as diligências, os policiais identificaram a aeronave utilizada na ação criminosa, um Beechcraft Baron. Após buscas ininterruptas, o piloto da aeronave, identificado pelas iniciais C.E.M.S., de 48 anos, foi localizado e preso no município de Sinop (MT).
Além da grande quantidade de cocaína, os policiais também apreenderam uma faca de cozinha e a aeronave utilizada no transporte do entorpecente.
As forças de segurança informaram que as investigações continuam, com foco na prisão de outros envolvidos, especialmente lideranças do esquema criminoso, além da desarticulação da organização e da descapitalização patrimonial dos grupos ligados ao tráfico de drogas.
Todo o material apreendido e o suspeito foram encaminhados às autoridades competentes para as providências legais cabíveis.
