Confronto no garimpo Juruena termina com dois mortos e um preso em Nova Bandeirantes

Publicado em 22/02/2026 por Rádio Nova FM

Notícias da Região

Suspeitos teriam reagido à abordagem policial com disparos; armas e drogas foram apreendidas

Fonte: Foto: 9° Comando Regional PM/MT Alta Floresta


Uma ocorrência registrada neste sábado (21/02), na região do garimpo Juruena, em Nova Bandeirantes (MT), terminou com a morte de dois suspeitos durante intervenção policial. A ação foi conduzida por equipes do 4º Pelotão da Polícia Militar de Nova Bandeirantes, subordinado ao 8º Batalhão da Polícia Militar de Alta Floresta, vinculado ao 9º Comando Regional.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, as guarnições realizavam rondas nas proximidades do garimpo para averiguar denúncias de extração ilegal de minérios e suposta atuação da facção criminosa Comando Vermelho na região, envolvendo extorsão e tráfico de drogas.

Fuga e troca de tiros

Durante o patrulhamento, os policiais se depararam com dois indivíduos em uma motocicleta. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos desobedeceram e fugiram, sendo iniciado acompanhamento conforme o Procedimento Operacional Padrão (POP).

Segundo o boletim, os suspeitos abandonaram a motocicleta e entraram em uma residência de madeira localizada nas proximidades do “baixão”, área próxima à mineradora da região. As equipes realizaram o cerco do imóvel e ordenaram que os ocupantes saíssem.

Ainda conforme a PM, a porta dos fundos estava entreaberta quando foi ouvido um disparo de arma de fogo vindo do interior da residência. Diante da situação considerada de “injusta agressão”, os policiais reagiram para conter a ameaça. Houve troca de tiros e os dois suspeitos foram atingidos.

Socorro e óbito

Após o confronto, os policiais constataram que ambos ainda apresentavam sinais vitais. Devido ao difícil acesso ao local, os próprios agentes prestaram os primeiros socorros e encaminharam os feridos ao Hospital Municipal de Nova Bandeirantes.

Apesar do atendimento realizado pela equipe médica de plantão, os dois suspeitos não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade de saúde.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada para os procedimentos legais. O local da ocorrência foi preservado até a chegada do perito criminal.

Armas e drogas apreendidas

Com os suspeitos mortos foram apreendidas:

  • 01 pistola calibre 9mm

  • 01 revólver calibre 32 com três munições deflagradas

  • Porções de substância análoga à maconha

  • Porções de substância análoga à pasta base de cocaína

Terceiro suspeito preso

Ainda durante o retorno das equipes ao núcleo urbano, passando pelo garimpo Novo Astro, os policiais localizaram um homem conhecido pelo apelido de “Serelepe”, que possuía mandado de prisão em aberto.

Na abordagem, foi encontrado com ele:

  • 01 revólver calibre 38 com seis munições intactas

  • Porções de entorpecentes

O suspeito foi detido e encaminhado às autoridades competentes para as providências cabíveis.

O caso será investigado pelas autoridades responsáveis.